O swimrun é uma modalidade desportiva que combina natação e corrida num único evento contínuo. Os atletas alternam entre segmentos de natação em águas abertas e corrida em trilhos ou terrenos variados.
O objetivo é percorrer o percurso designado, superando desafios naturais, como lagos, rios e trilhos.
A modalidade nasceu na Suécia numa aposta entre amigos e a primeira prova ocorreu em 2017 chamada ÖTILLÖ, que significa ilha-a-ilha, totalizando uma distância de 75 km.
A competição assenta em equipas de pares: sejam masculinas, femininas ou mistas. A participação individual existe mas não é contabilizada para o campeonato nacional.
Em Portugal, em cada prova existem duas distâncias, exemplo da prova na Madeira:
A única obrigatoriedade é o uso da touca identificativa e o cabo que liga os dois atletas de cada equipa. Todo o restante equipamento que seja usado no início da partida, terá de ser transportado até à meta. Será possível o aluguer do fato de natação, este tem a particularidade de conter um fecho zip frontal que se abre durante a corrida.
Algumas competições podem ter requisitos adicionais ou restrições específicas. De entre os itens possíveis a serem utilizados, destacam-se: